Essa semana a pequena Microsoft anunciou uma brecha na segurança de seu navegador o Internet Explorer em todas as versões de Windows, colocando em risco mais de 900 milhões de usuários de Windows.
Mas calma gente não é para se desesperar, vale lembrar daquela historinha de que o quanto vale desprezar a originalidade do Windows e instalar o “Piratão” achando que está ganhando com isto mas não está não.
Agora a Microsoft lança uma atualização de segurança e disponibiliza para todo mundo, mas quem garante que sua cópia pirata do Windows vai aceitar essa atualização? Então fica mais uma vez a dica, dê preferencia para produtos originais, são de qualquer forma mais seguros e confiáveis.
Bom, enquanto a microsoft não lança essa atualização, temos que tomar muito cuidado em links suspeitos, principalmente em e-mails estranhos, até mesmo de amigos, e também de mensagens que circulam por todas as redes sociais, que hoje são grandes portais para propagação de ameaças virtuais.
De pronto uma dica que deixo aqui para aumentar a segurança de seu computador, no menu “Ferramentas” do Internet Explorer, tem a opção “Opções da Internet”, abra. Depois na guia “segurança”, coloque o “Nível de segurança desta zona” em “Alto” e também na guia “Privacidade” em “Selecione uma configuração para a zona da Internet”, mova o botão para cima ao penúltimo degrau “Alto”.
Isso irá garantir um pouco de tranquilidade mas bloqueará alguns sites como de bancos ou sites com muitos recursos multimídia ou de cadastros de informações. Isto é bem indicado no caso de terceiros usar seu computador como filhos ou outros, depois a configuração poderá nos dois casos voltar ao padrão apertando os botões “nível padrão” e “Padrão” respectivamente nas guias “Segurança” e “Privacidade”.