ANDROPAUSA (DISTURBIO ANDROGÊNICO DO ENVELHECIMENTO MASCULINO)
A andropausa também é conhecida como menopausa masculina. Ocorre geralmente entre as idades de 40 a 55 anos, quando os homens podem percebem sintomas semelhantes à menopausa. Ocorre nessa fase uma queda no nível da testosterona (hormônio) e com isso as mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens. O homem experimenta um declínio gradual de suas funções gonadais, caracterizada pela diminuição da taxa de testosterona e da produção de espermatozóides.
Alguns sintomas:
- Diminuição da qualidade das ereções.
- Ejaculação precoce
- Perda de memória
- Nervosismo
- Insônia
- Queda da libido (apetite sexual)
- Perda de cabelo
- Diminuição da massa muscular
- Alterações no humor
- Doenças cardiovasculares
- Osteoporose
Não há maneira de prever quem vai ter sintomas de andropausa que tornem necessários procurar ajuda médica, nem a idade exata em que os sintomas irão ocorrer. Alguns exames auxiliam a verificação da andropausa tais como exame de sangue para verificar o índice de testosterona, espermograma para verificar a produção dos espermatozóides, exame de toque, densitometria óssea e ecografia da próstata e abdomem.
A reposição hormonal somente deve ser feita com um acompanhamento médico e pode ser feita através de comprimidos via oral, adesivos para pele ou injeção intramuscular.