domingo, 15 de julho de 2012

Conheça o brinquedo controlado por ondas cerebrais

Com o autorama mental, você só precisa se concentrar na ação para fazê-los girar na pista 




Realmente, parece coisa de filme. Mas as primeiras pesquisas envolvendo atividade cerebral datam do início do século passado. O projeto do italiano, além de divertido, é muito importante para o desenvolvimento de novas tecnologias e instrumentação.

Usando uma interface "brain-machine" ou "cérebro-máquina", este macaco foi capaz de controlar um braço mecânico apenas com a força do pensamento. Essas interfaces, segundo o pesquisador, podem eliminar as limitações do corpo humano, ao integrar o cérebro com dispositivos mecânicos. A atividade cerebral já é usada para trabalhos com reabilitação de pacientes com deficiências motoras ou paralisia. Mais do que isso, é possível também prever ataques epiléticos, reabilitar vítimas de acidentes vasculares cerebrais e até tratar pacientes com Alzaimer e Mal de Parkinson. E voltando às cenas de ficção científica, apenas com a atividade cerebral, uma pessoa seria capaz de, por exemplo, controlar um exoesqueleto.
As promessas envolvendo o monitoramento de atividades cerebrais são grandes e o Brasil está nessa. Tanto é que o dr. Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro, reconhecido mundialmente,  prometeu que, em 2014, um tetraplégico vai dar o pontapé inicial da Copa do Mundo usando um exoesqueleto. É esperar para ver!

Fonte: olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/conheca-o-brinquedo-controlado-por-ondas-cerebrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário