Ideia da montadora, entretanto, é que o motorista esteja sempre no controle
A Toyota apresentou sua ideia do que virá a ser um carro inteligente, mas no projeto em que a montadora trabalha - em parceria com a Lexus -, a intenção não é fazer com que o humano fique lá dentro como passageiro. As empresas querem que continuemos no comando da máquina.
"Em nossa busca pelo desenvolvimento de tecnologia mais avançadas de automação, acreditamos que o motorista precisa estar totalmente engajado", esclareceu Mark Templin, chefe da divisão Lexus. "Para a Toyota e a Lexus, um carro sem motorista é apenas parte da história."
O veículo usado para testes é o Lexus LS460, que foi equipado com sensores, lasers, radares e câmeras - conjunto capaz de fazer leituras completas para detectar o que há a 70 metros de distância.
Três câmeras a cores em alta definição conseguem identificar os semáforos e a aproximação de veículos; radares nas partes frontal e laterais medem a localização e a velocidade de aproximação de outros objetos; enquanto antenas GPS no teto estimam o ângulo e a orientação do carro.
Tudo isso fica incorporado a sistemas de segurança e ajuda o condutor a dirigir de maneira mais assertiva.
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/carro_tecnologia/noticias/toyota-apresenta-carro-automatizado
Nenhum comentário:
Postar um comentário