Cresce a quantidade de lugares afastados com acesso disponível, mas nem sempre isso significa mais segurança
As bem conhecidas falhas de sinal não permitem que você conte com serviços de internet móvel o tempo todo na sua cidade ou Estado... quem dirá em locais ermos do Brasil. Mas há lugares pelo mundo que, mesmo praticamente inabitados, possuem conexão o tempo todo.
Falamos sobre dois aqui no Olhar Digital nesta semana, os montes Everest (o mais alto do mundo) e Fuji (o mais alto do Japão); nos ambos os casos, o que chega ao cume é 4G, o que existe de mais rápido atualmente em matéria de internet móvel.
No Everest, a operadora chinesa Huawei colocou antenas para levar LTE ao ponto de 8 mil metros de altura. Já no Fuji a instalação ficou por conta da NTT DoCoMo e da Softbank, pioneiras no monte de 3.776 metros.
Existem outros locais por aí em que os montanhistas não ficam desconectados, a exemplo do Monte Rainier, que fica em Washington, nos Estados Unidos, a uma altura de 4.392 metros. Lá há nada menos que cinco operadoras trabalhando, as principais do país: AT&T, Sprint, T-Mobile, U.S. Cellular e Verizon.
E até esta semana o ponto mais alto do mundo a contar com internet móvel era o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que tem 5.895 metros de altitude e vem sendo atendido pela Vodacom há anos.
Só que nem sempre disponibilidade de conexão significa estar conectado. Em entrevista ao GigaOM, o montanhista Gordon Janow, diretor de programação da Alpine Ascents, disse que a comunicação celular não é a mais confiável e deve ser usada preferencialmente para postagem de fotos ou pequenos acessos.
"Eu não poderia me sentir bem sabendo que tudo o que eu tenho é um telefone celular", comentou. "Ainda tenho um rádio que pode ser anexado a um repetidor que faz uma chamada telefônica - que nem sempre é um telefone via satélite, mas eu sempre tenho algo a mais."
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/conheca-4-montanhas-que-contam-com-sinal-de-internet-movel
Nenhum comentário:
Postar um comentário